da

da

Prefeitura sanciona lei, e Sinop passa a ter pleno uso do Gigante do Norte

Foto: Leandro De Marco/Assessoria Sinop - Estádio Gigante do Norte, Sinop

Entrou em vigor está semana a lei que autoriza o Sinop utilizar o estádio Gigante do Norte nessa temporada. A prefeita Rosana Martinelli (PR) homologou e publicou no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios. Tendo validade de um ano, a autorização que concede o Galo do Norte utilizar o estádio pode ser renovada por meio de decreto pela prefeita no ano que vem. 

Antes de ser sancionada, Sinop já estava responsável pela limpeza externa do e manutenção do gramado. De acordo com a lei 2.049/2017, o clube passa ser o único responsável pelo estádio, até mesmo pela comercialização de produtos em dia de jogos oficiais e a segurança de quem frequenta o local, tudo que rege a proteção do torcedor, estabelecida pela lei federal 10.671 de 15 de maio de 2003. Além da reta final do Mato-Grossense, o estádio irá receber ainda nessa temporada partidas da Série D do Brasileiro e Copa FMF.      
Reforma inicial
De acordo com a assessoria do clube, o sistema de irrigação do estádio Gigante do Norte já passou por manutenção. Foram gastos R$15 mil na troca de bombas de água, agora o estádio passa a ter o sistema de irrigação interno, igual ao da Arena Pantanal.
Existe prioridades na reforma, e a troca do gramado e a melhoria da iluminação são as principais. Orçamentos e pesquisa de qual grama utilizar foram feitos. A espécie mais utilizada em campo de futebol é a esmeralda, e o valor estimado para a troca geral do gramado seria em torno de R$180 mil. 
Para a iluminação os valores ainda não foram divulgados, mas a análise aponta uma troca total da fiação, suporte, refletores e lâmpadas das duas torres.  Atualmente, a iluminação do estádio Gigante do Norte não chega a 400 lux, e para se ter a noção a necessidade da melhoria, a exigida pela CBF para que o estádio receba jogos oficiais são de 2000 lux no mínimo, sendo que a Arena Pantanal tem 4000 lux. Essas melhorias estão previstas para serem realizadas ainda este ano, após o término da temporada que deve ocorrer no meio de novembro. 
2ª parte da reforma
Está sendo elaborado um projeto mais detalhado para obra maior, que dará modernidade, conforto e segurança aos jogadores, torcedores e profissionais que irão comparecer ao estádio Gigante do Norte, para assistir ou trabalhar em um determinado evento esportivo. Após a reforma, o estádio contará com vestiários adequados, emborrachar a pista de atletismo, retirar o alambrado e construir uma mureta que divida a arquibancada do campo e reformar e climatizar as cabines de imprensa. 
Pensando alto, a diretoria do Sinop tem como objetivo estruturar o clube de modo geral, desde a parte estrutural como representar bem o estado no cenário nacional do futebol. Com os pés no chão, trabalho e muito planejamento o clube tem como objetivo construir um centro de treinamento completo, onde os jogadores terão uma estrutura melhor de trabalho.
*Estagiário, sob supervisão de Israel Prates
Estádio Gigante do Norte (Foto: Julio Tabile/Sinop FC)Estádio Gigante do Norte (Foto: Julio Tabile/Sinop FC)
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Por Cuiabá, MT


Fotos: Redação/SportSinop
Tecnologia do Blogger.