Sinopense desenvolve projetos sociais em bairros carentes de Sinop

Projeto beneficia vários garotos

Praticando o lado social, além das artes marciais, o atual campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano de taekwondo e tricampeão mundial de karatê, Flávio Ferreira, o Flavinho, desenvolve três projetos atendendo a 500 pessoas, em Sinop. Sendo eles Formando Campeões, Conviver e Cor da Esperança.


“Já temos 500 crianças e adolescentes. Nosso objetivo é formar bons atletas visando às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e, principalmente, formar verdadeiros campeões na vida cotidiana, tornando-os bons cidadãos, dando a essas crianças e jovens disciplinas e a possibilidade de sonhar com um futuro cheio de boas perspectivas através do esporte”, explicou.

Realizando há dois anos o projeto Formando Campeões, que ocupa o tempo vago das crianças por meio da prática do taekwondo, Flavinho já conhecia o projeto Conviver, que existia há dez anos no município, mas atualmente estava parado.  Não muito diferente da filosofia do taekwondo, que proporciona ao indivíduo educação, lazer, disciplina, coleguismo, cidadania, entre outros benefícios. Pelo Conviver o atleta mostra desde a origem do karatê até os dias atuais.

“O Conviver era um projeto realizado pelo professor Agamenon, como estava parado resolvi dar sequência. Tenho parceria com a Polícia Militar, que me cede o espaço para treinar com as crianças. Estou trabalhando o karatê, que é mais uma ação em que posso possibilitar outros caminhos para esses adolescentes”, contou.

A menos de um mês, Flavinho, juntamente com o mestre em educação física Leonardo Cavalcanti, passou a desenvolver um projeto chamado Cor da Esperança. Assim, pôde unir uma parceria entre as três ações levando educação, esporte e lazer para as áreas mais carentes do município.

“Esse projeto, na verdade, nasceu na Universidade Católica de Brasília, onde me formei em mestre em educação física. Desenvolvi essa ideia visando fazer o doutorado. Conheci o Flávio e quero realizar junto com ele, que pretende fazer o mestrado dele. Nosso objetivo é levar as ações para o povo mais desprovido de atividades inerentes, promovendo saúde, prevenção de doenças e promoção”, comentou explicando que a promoção seria o envolvimento do jovem com as atividades. “A criança e o adolescente que está se ocupando com atividades saudáveis tem plena consciência de não entrar nesses vícios”, finalizou.

Previsto para ser realizado a cada dois meses, os três projetos passarão por bairros de classe baixa. As crianças e adolescentes do bairro Santa Rita foram os primeiros a receber a ação social, com cinema, sorvete, muito treino de karatê, taekwondo e outras atividades.

“Começamos esse mês com o Santa Rita e foi muito bom. Os acadêmicos do curso de Educação Física da Fasipe estiveram conosco realizando as atividades. Teve uma hora que as crianças tinham que desenhar e algumas crianças desenharam arma. Se elas desenharam isso é porque essa é a realidade delas. Se não procurarmos mudar essa criança, ocupando elas com coisas saudáveis, atividades esportivas, essas crianças e adolescentes virarão os marginais de amanhã”, enfatizou.

Como forma de reciprocidade, o atleta sinopense se preocupa com o desempenho dos jovens dentro de casa e na escola.

“Sempre cobro que eles tirem boas notas na escola, para que continuem praticando as artes marciais. Também converso com os pais para saber como eles estão agindo dentro de casa. Falo para eles respeitarem a todos, principalmente os pais e os mais velhos”, finalizou.

O lutador sinopense Flavinho é patrocinado por: Sauer Sinop Paz, Frigobom, Agro Baggio, Retífica de Motores Tuiuu, Lavanderia Segredo, Guarapari, Unimed e Depósito de Madeiras Brasil.

Outras informações acesse: www.flavinhomarcial.com.br.  


Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e COMUNIQUE JORNALISMO

Foto: Redação/SportSinop e COMUNIQUE JORNALISMO 
Tecnologia do Blogger.