Taekwondo: atletas de Sinop fazem teste para troca de faixa hoje
![]() |
Professor faz trabalho beneficente |
A prática do Taekwondo têm auxiliado a desenvolver a auto estima dos alunos do projeto “Formando Campeões”. As crianças e adolescentes, que tinham baixas expectativas antes de participar do projeto, passam a entender a importância da dedicação e da disciplina na prática da arte marcial. Para demonstrar sua evolução, hoje, 11, os atletas realizam o exame para troca de faixa.
Para o professor responsável, Flavio Ferreira, a avaliação é um novo passo para os alunos. “Muitas crianças que chegam ao projeto não têm expectativa de nada, estão com auto estima baixa. Quando começam a praticar, vamos mostrando que eles são capazes de serem grandes atletas e com isso começam a desenvolver esta sede de vencer. Para eles a troca de faixa será uma grande conquista”, Ferreira ainda frisa que todas estão bem preparados para o teste. “Acredito que todas as crianças se sairão bem no exame, pois são muito dedicados e têm mostrado disciplinas nos treinos”, complementa.
No evento, a presença dos pais é certa. Ivanete Hofmann é mãe do pequeno Eduardo Hofmann Mota, de seis anos, que fará o teste para a troca da faixa branca para a amarela. Praticante da modalidade há cinco meses, o atleta mirim é motivo de orgulho para a mãe. “Sem dúvidas estarei acompanhando. Ele é tão novo, mas muito dedicado e isso é motivo de muito orgulho para mim”. Ivanete ainda ressalta sobre a mudança positiva no comportamento do filho. “Não obrigo meu filho a praticar o esporte, mas estou bastante satisfeita com as mudanças que ocorreram. Ele é um garoto mais concentrado, interage mais com as pessoas e melhorou a postura corporal”, finaliza.
Cerca de 50 atletas, entre quatro e 17 anos serão avaliados pelo mestre e presidente da Federação Matogrossense de Taekwondo Interestilo (FMTI), Gilson Bulhões. A cerimônia de troca entre as dez cores e entrega dos certificados será realizada das 14h às 17hs, na academia da AABB.
O projeto “Formando Campeões” é desenvolvido para atender crianças carentes do município. Para quem tiver interessado em praticar o Taekwondo as vagas estão abertas. Para maiores informações entrar em contato por meio do telefone (66) 9646-3309.
“Além dos meus treinos diários, participei de dois treinos que foram realizados em Cuiabá, com um foco mais no aperfeiçoamento dos golpes. Me sinto preparado e não vejo a hora de colocar em prática tudo o que treinei”, contou.
O segundo e último intercâmbio está marcado para o mês de setembro, no México. Para Flavinho, as duas oportunidades são essenciais para alcançar a tão sonhada medalha olímpica.
“É muito importante participar desses intercâmbios, esse é só o primeiro. Eles servem para vermos como estamos e sabermos como os atletas dos outros países estão lutando, para aí sim ir para o Panamericano em novembro no Texas, Estados Unidos”, justificou o atleta, que diz ter o sonho de ganhar a única medalha que falta em sua coleção.
Atualmente, querendo mudar do peso leve para o peso médio (até 74 quilos), Flavinho diz ter consciência da dificuldade que será competir com atletas de outro peso e se mostra confiante.
“Sempre disputei com participantes de até 68 quilos, então será difícil adaptar, pois são atletas mais pesados. Só que estou fazendo o possível, pretendo adquirir mais massa muscular e ganhar mais três quilos. Não é fácil para o atleta conseguir isso, mas estou me cuidando. Como sou profissional de educação física, cuido da minha alimentação”, finalizou, garantindo que para o Panamericano pretende disputar no peso médio.
Outras informações acess: www.flavinhomarcial.com.br
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e COMUNIQUE |Assessoria de Imprensa
Foto: Redação/SportSinop