MT deve ganhar mais uma vaga na Série D; Operário VG será o indicado

Foto: Adriane Rangel/FMF - Operário VG; CEOV; Arena Pantana
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) anunciou que Mato Grosso terá direito a uma vaga a mais na Série D do Campeonato Brasileiro, já a partir de 2016. Com isso, o estado terá dois times na Quarta Divisão - um vindo do campeão estadual e o outro do ranking nacional da CBF, divulgado sempre no fim da temporada. A confirmação deve acontecer na próxima semana. 

Pelo ranking nacional, o indicado para a segunda vaga será o Operário VG, terceiro colocado entre os times de Mato Grosso. O Tricolor da Fronteira está atrás de Luverdense e Cuiabá, que já tem vagas nas Série B e C do Brasileiro, respectivamente. Com isso, a vaga cairia no colo do Operário VG, que tem sido o representante de Mato Grosso nos últimos dois anos na Série D. 

- A CBF nos comunicou hoje que Mato Grosso passa a ter duas vagas na Série D, mas ainda não recebemos o ofício. Porém, será muito importante para o estado essa medida, já que os clubes que disputarem o torneio neste ano, terão ainda vaga garantida na edição 2017. Ou seja, podem se planejar melhor. A indicação virá do ranking nacional. Com isso, o Operário VG deve ganhar a vaga - disse o presidente da FMF, João Carlos de Oliveira. 
A CBF divulgou que a Série D irá passar a ter 48 times nesta temporada, oito a mais que na edição 2015. As vagas, porém, serão distribuídas entre o estado de São Paulo que ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará ficam com mais uma cada.A medida gerou descontentamento dos dirigentes e a CBF deve acatar o pedido de aumentar ainda mais o número de participantes no torneio. 
A CBF deve se pronunciar oficialmente na próxima semana, sobre como irá ficar o torneio de acesso para a Série C. 
Confira os times de MT no ranking nacional
1 - Luverdense - 36º 4.076 pontos
2 - Cuiabá - 50º 2.369 pontos
3 - Operário - 90º 632 pontos
4 - Mixto - 99º 511 pontos
5 - Rondonópolis - 192º 100 pontos
6 - Vila Aurora - 211º 51 pontos
7 - União - 216º 50 pontos

Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Por Cuiabá, MT
Fotos: Redação/SportSinop
Tecnologia do Blogger.