Arena Pantanal completa três anos com quase 200 jogos e problemas
![]() |
Foto: Wender Júnior/TVCA - Arena Pantanal |
Construída para a Copa do Mundo 2014, a Arena Pantanal completa três anos neste domingo, 02 de abril. Neste percurso o estádio passou por muitas polêmicas e falta de cuidado por parte do governo do estado. Porém, se tornou a nova casa do futebol mato-grossense, sediou quatro partidas do Mundial, recebeu jogos da Série A do Brasileiro e títulos foram comemorados pelo Cuiabá, único clube a levantar troféus nela. O jogo inaugural foi entre Mixto x Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil, em 2014. De lá para cá foram 170 jogos e 464 gols marcados.
Problemas
O estádio, que custou cerca de R$ 660 milhões aos cofres públicos, ainda vive um impasse sobre a sua entrega oficial ao governo de Mato Grosso. A empresa Mendes Júnior, construtora responsável, alega não ter recebido o valor total e por isso se nega a terminar a obra. Por outro lado, o governo judicializou a empresa porque acredita que o dinheiro gasto daria para ter concluído o estádio.
No meio dessa briga, a Arena Pantanal ficou sem os devidos reparos e diversos problemas apareceram, como bancos de reservas rasgados, vazamentos de água nos banheiros e vestiários, tetos desmoronaram, pisos se soltaram, a parte elétrica foi comprometida, com diversos apagões, lixo acumulado e falta de limpeza, além de rachaduras nas estruturas de concreto.
Gols e artilharia
O estádio também trouxe glórias aos torcedores mato-grossenses. Artilheiros de todo o mundo pisaram no gramado e ajudaram a contar a história do novo palco esportivo. O primeiro gol foi marcado pelo Reinaldo, ex-atacante do Luverdense. Ele balançou as redes do Vasco, pela Série B do Brasileiro de 2014, na segunda partida do estádio, uma vez que Mixto e Santos ficaram no 0 a 0.
Depois desse gol, diversos jogadores deixaram a sua marca, foram 464 gols, uma média de 2,73 por partida. E o maior deles, artilheiro da Arena Pantanal, é o atacante Fernandinho, que marcou 11 vezes por Dom Bosco e Operário FC. Logo atrás, quatro jogadores estão empatados com 10 gols: Kaique, ex-Cuiabá, Geílson, ex-Operário VG, Cleberson Tiarinha, do Cuiabá e Thiago Vinicius do Dom Bosco.
A Arena Pantanal recebeu quatro jogos da Copa do Mundo 2014, foram marcados 12 gols, e um deles em especial foi um dos mais bonitos do mundial, marcado por James Rodriguez na vitória por 4 a 1 da Colômbia sobre o Japão. Alexis Sánchez, Valdívia e Cuadrado também balançaram as redes do estádio cuiabano. Logo após a Copa mais jogos das Séries A, B, C e D do Brasileiro movimentaram o estádio recém-inaugurado. Em 2014 foram 24 jogos no total. O maior público pós-Copa foi na vitória do Goiás sobre o Flamengo por 1 a 0, pelo Brasileirão 2014, em que mais de 38 mil pessoas estiveram presentes.
Casa do Cuiabá
Em 2015 a marca de jogos cresceu, chegou aos 67 jogos e pela primeira vez uma equipe levantou um troféu na Arena Pantanal. O Cuiabá se sagrou campeão da Copa Verde, no confronto conhecido como “Milagre do Pantanal”, quando o Dourado goleou o Remo na final por 5 a 1. Quatro dias depois, o mesmo Cuiabá comemorou o título de campeão Mato-Grossense diante do Operário Várzea-grandense. No mesmo ano Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Vasco e Flamengo também jogaram na Arena Pantanal pelo Brasileirão.
Falta de laudos
Em 2016 houve uma diminuição no número de jogos - 55 partidas contra 67 do ano anterior -, isso ocorreu porque a Arena Pantanal passou a ter problemas com os laudos de segurança e vigilância sanitária. Com isso diversos jogos da Série A do Brasileiro não puderam ser disputados em Cuiabá. Somente Santos x Flamengo e Santa Cruz x Corinthians foram jogados na Arena. E no fim do ano, mais uma vez o Cuiabá comemorou título no estádio: campeão da Copa FMF Sub-21.
Seleção distante
Na atual temporada a Arena Pantanal poderia ter iniciado o ano com a partida entre Brasil e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, mas problemas com laudos e manutenção do estádio inviabilizaram a partida em Cuiabá. Em 2017, já foram disputados 23 jogos entre Campeonato Mato-Grossense, Copa Verde e Copa do Brasil. O jogo com maior público na temporada foi entre Luverdense e Corinthians pela terceira fase da Copa do Brasil, que levou cerca de 16 mil pessoas à Arena.
A Arena Pantanal dá prejuízos aos cofres públicos do governo do estado – cerca de R$ 6 milhões por ano -, e tem sido o único palco para as partidas de futebol na capital mato-grossense. Mas os torcedores não têm comparecido ao estádio para acompanhar os jogos de times locais. Em 2016 a média de público foi de apenas 1.400 pessoas por jogo. As arquibancadas ficaram 97% vazias por toda a temporada passada. O torcedor cuiabano possui um dos mais bonitos e inovadores estádios do Brasil, e eles anseiam por um time da região na Série A do Brasileiro para melhorar a média de público.
Fonte: SportSinop/Valcir
Pereira e Por Olímpio Vasconcelos/Cuiabá, MT
Fotos:
Redação/SportSinop