Arbitral define formato da Copa FMF; competição vale vaga na Copa do Brasil

Foto: SportSinop - Equipe do Sinop F.C. Vice campeão em 2.017

Nove times confirmaram participação na competição, que tem início marcado para a primeira quinzena de setembro. Somente o Araguaia, da primeira divisão, que não joga.


segunda competição mais importante do calendário mato-grossense - a Copa FMF - teve algumas mudanças no regulamento para 2017. Na tarde desta quinta-feira, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e os nove clubes que participaram do arbitral, definiram o formato de pontos corridos em turno único na primeira fase, e mata-mata a partir da semifinal. O campeão garante vaga na Copa do Brasil em 2018.
Por ter quatro vagas na Copa do Brasil em 2018, em função da conquista da Copa Verde pelo Luverdense - assegurou participação direta nas oitavas da competição nacional -, pode ocorrer de somete o quarto colocado ser o último representante do estado na Copa do Brasil. Por terem sido campeão e vice do Campeonato Mato-grossense deste ano, respectivamente, Cuiabá e Sinop também já têm a vaga.
Os times participantes serão Cuiabá, atual campeão, Mixto, União Rondonópolis, Dom Bosco, Cacerense, Operário Ltda, Operário Várzea-grandense, Sinop e Luverdense. Somente o Araguaia não enviou representante e comunicou que não participará da Copa FMF.
De acordo com o regulamento, que ainda vai ser formulado, a competição vai ser sub-21, mas os times poderão relacionar para cada partida cinco atletas sub-23.

Formato

A Copa FMF vai ser dividida em três fases. Na primeira, as nove equipes vão jogar todas contra todas em turno único. A tabela vai ser feita pelo departamento de competições da FMF, que vai elaborar de uma determinada forma para cada equipe jogar quatro em casa e quatro fora. Os quatro melhores times ao fim da primeira fase avançam para as semifinais, que serão no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Quem passar disputa a decisão também em duas partidas.

Caso os finalistas já tenham a vaga na Copa do Brasil e os derrotados da semifinal não, terá disputa de terceiro lugar para decidir quem fica com a vaga na competição nacional. Se chegarem nas semifinais Cuiabá, Luverdense e Sinop, a outra equipe classificado já garante a cobiçada vaga.

Leniência


Os nove clubes participantes do arbitral decidiram por aceitar a participação de Operário Várzea-grandense e Cacerense, que haviam desistido da Copa FMF do ano passado, e pelo regulamento ficariam dois anos sem poder participar da competição.

Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Por Olímpio Vasconcelos, Cuiabá

Fotos: Redação/SportSinop



Tecnologia do Blogger.