Amazônia Seguros

Sinopense é campeão nacional de Xadrez e representará o Brasil em campeonato Pan-Americano

Foto: Divulgação - Olavo enxadrista

O pequeno Olavo Tadeu Carvalho, 8 anos, representou Sinop no Festival Nacional da Criança (Fenac), durante o Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, em Florianópolis (SC), e trouxe para casa o título de campeão na categoria sub-8. 

O Fenac é o principal evento do país nas categorias por idade, pois dá o direito a vagas oficiais para torneios internacionais. Agora, Olavo representará oficialmente o Brasil no Pan-Americano, que acontecerá no Equador.

Foto: Divulgação - Olavo enxadrista

O pequeno saiu invicto da competição, com cinco vitórias e um empate, enfrentando fortes adversários como o campeão do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. O garoto começou a treinar xadrez aos 5 anos de idade e, desde então, já colecionou alguns títulos.

Foi Campeão Brasileiro Escolar do 1º Ano do Ensino Fundamental em 2017, vice-campeão brasileiro sub-8 em 2018, vice-campeão sul-americano escolar sub-7 em 2018. A mãe de Olavo, Tânia Barroso Andrade Carvalho, considera que o xadrez deveria ser incluso na grade curricular de todas as escolas. "Tanto nas matérias escolares quanto em disciplina comportamental. O Xadrez é um esporte de baixo custo para ser inserido no ensino regulamentar, uma vez que precisa apenas de tabuleiros e peças dentro da própria sala de aula", afirma.

Foto: Divulgação - Olavo enxadrista

Tânia ainda explica que há mudanças perceptíveis em aspectos como raciocínio lógico, melhoramento no desempenho escolar, comportamento, em relações sócio inclusivas. "Tudo isso é essencial para a vida adulta, então independente se ele seguirá ou não neste esporte como profissão, todos esses conceitos estão sendo internalizados", completa.

Pensando no fomento à prática de xadrez, a Prefeitura de Sinop, por meio da Gerência de Esportes, realizará no próximo sábado (27) o Campeonato Municipal de Xadrez Rápido e, no mês de agosto, o município receberá competidores de todo Mato Grosso para a edição 2019 do Campeonato Estadual de Xadrez, promovido pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).

Fonte: Assessoria Imprensa da Prefeitura e Site SportSinop

Tecnologia do Blogger.