Veja quem os times mato-grossenses podem enfrentar na 1ª fase da Copa do Brasil
A Diretoria de Competições da CBF divulgou os critérios do sorteio que irá definir os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2022. A entidade máxima do futebol brasileiro distribuiu os participantes em oito potes, cada um com dez equipes, de acordo com o Ranking Nacional de Clubes de 2022.
O sorteio, que contará com transmissão da CBF TV, será realizado no dia 17 de janeiro, às 15h (de Brasília).
Mato Grosso será representado na competição por Cuiabá, União e Operário Várzea-grandense.
Fórmula de disputa
Os confrontos serão definidos da seguinte maneira:
- Pote A x Pote E
- Pote B x Pote F
- Pote C x Pote G
- Pote D x Pote H
Na primeira etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos, com as equipes melhores ranqueadas atuando fora de casa e com a vantagem do empate para se classificar. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa.
As datas da primeira etapa foram definidas: nos dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março.
Mato Grosso na Copa do Brasil
O Cuiabá integra o Pote B, conforme o ranking nacional da CBF – onde o Dourado ocupa a 22ª colocação.
A equipe auriverde vai enfrentar times do pote F que tem: ASA-AL, Cascavel-PR, Bahia de Feira-BA, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT-MG, Portuguesa-RJ, Castanhal-PA, Porto Velho-RO e Sousa-PB.
Na primeira fase, o Dourado joga como visitante, com a vantagem do empate para avançar.
Os outros dois representantes de Mato Grosso na Copa do Brasil 2022 são Operário Várzea-grandense e União de Rondonópolis.
O Colorado conquistou a vaga após erguer a taça da Copa FMF, enquanto o Chicote da Fronteira se credenciou para disputar a competição por ter sido vice-campeão do Estadual.
O União está no Pote E, portanto vai enfrentar equipes do Pote A, que tem: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.
Já o Operário está no Pote G, e por isso vai jogar contra times do Pote C, do qual estão: Sampaio Corrêa, Paraná, Operário-PR, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense.
A melhor participação de times mato-grossenses na Copa do Brasil foi do Cuiabá, em 2020. Campeão da Copa Verde de 2019, o Dourado entrou nas oitavas de final da competição e passou pelo Botafogo, com vitória por 1 a 0 no Rio de Janeiro e um empate sem gols na Arena Pantanal. Nas quartas de final, o Auriverde foi eliminado pelo Grêmio, após derrotas no jogo de ida e volta.
Nenhum clube do estado havia chegado tão longe em 32 edições da Copa do Brasil.
Datas previstas para as fases da Copa do Brasil:
Fonte: Olharesportivo
Foto: Olharesportivo